Cuidado com os freios

Cuidado com os freios

Quando se fala em segurança, sem dúvida alguma, os freios são uma ferramenta mais do que necessária para a o bom estado do carro e o bem-estar de seus ocupantes. Assim, para evitar possíveis acidentes e outras ocorrências, o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV potencializa os cuidados que o condutor responsável deve ter em relação aos freios. Então, diante da importância dos freios para a segurança do motorista e demais pessoas, a Kanesaki separou algumas dicas para você, sobre o assunto.
Quais são os componentes dos freios?Uma das primeiras ações de segurança em relação os freios, é entender do que é composto o seu sistema. Entre eles podemos citar o pedal servo freio (hidrovácuo), fluido de freio, cilindro mestre, mangueiras e canos, pastilhas de freio e lona, além dos discos de freio e tambores.
Quando fazer uma manutenção preventiva dos freios?Mesmo com o desgaste de cada peça dos freios serem alternados, em algum momento precisarão de reparos ou até mesmo, possíveis substituições, mas na maioria dos veículos a manutenção deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados. Já se houver mau funcionamento de algum dos itens, é indispensável buscar por uma ajuda profissional.
Como identificar problemas nos freios do automóvel?Identificar a primeiro momento possíveis problemas nos freios, ajudar a reduzir os riscos de possíveis acidentes e muitas deles, gravíssimos. Fique atento!
Barulho ao frear: ao ouvir ruídos de “ferro batendo” ao frear, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas.
Pedal de freio baixo ou enrijecidos: se você perceber que o pedal de freio está muito baixo ou enrijecidos, pode ser sinal que falta fluidos no freio (este problema geralmente é indicado no painel).
Desconforto ao frear: sentir um grande desconforto ao frear, pode ser um indicativo que as pastilhas de frenagem estão danificadas. Já se precisar “pisar fundo” para frear, é sinal de que os fluidos podem estão vazando.

Outras dicas

Cuidado com os freios

Cuidado com os freios

Quando se fala em segurança, sem dúvida alguma, os freios são uma ferramenta mais do que necessária para a o

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *